OFICINA MURAL #Ocupa Paulista: Democracia e Arte
Marcelo Guimarães Lima
A OFICINA MURAL #Ocupa Paulista foi
inciada no dia 21/2 com uma sessão de "brainstorming"
(elaboração livre de ideias) sobre a temática das lutas do
MTST pela moradia e a mobilização popular contra o golpe e os
golpistas, contra Michel Temer, essa figura patética de profissional
da política, traidor da democracia e usurpador de um cargo eletivo que não
lhe pertence. E contra todos seus aliados permanentes e ocasionais
nos partidos, nos aparelhos de estado e na comunicação
monopolizada.
A temática foi abordada com um
lápis na mão e uma ideia na cabeça:
o pensamento
gráfico criando
formas, símbolos, englobando signos visuais e linguísticos (formas
da escrita) objetivando não apenas conceitos mas, igualmente,
sentimentos, modos de ser e de estar no mundo, e, assim, como é
função da arte pública
em sua fonte e seu destino próprio, ampliando a consciência de
participantes e espectadores na ação coletiva e suas finalidades.
A
expressão artística se faz aqui ensaio e antecipação imaginativa
(1) da autodeterminação popular e cidadã. Ação que se traduz no
Brasil de hoje na luta pela defesa e ampliação de direitos, pela
insubmissão cidadã e criativa contra usurpadores, exploradores,
escravocratas, golpistas, entreguistas e vendilhões da pátria e da
riqueza nacional que não lhes pertence, fruto do trabalho coletivo e
da vontade autônoma do povo brasileiro, de suas aspirações, suas
iniciativas e seus valores coletivos.
Os
elementos elaborados no primeiro encontro foram então, numa segunda
sessão no dia 25/2, reunidos em uma composição que serviu de guia
para a pintura do mural. Esta segunda fase é um processo de
recriação coletiva em tamanho ampliado (e não simples
"transcrição" do esboço) com tinta acrílica em tela
(mural móvel).
As
fotos que seguem documentam o trabalho em andamento (work
in progress) e mostram o
envolvimento de crianças, jovens e adultos num projeto de arte
coletiva que abrange as situações, as experiências, as vivências
individuais e coletivas, as dimensões subjetivas e objetivas do ser
humano em comunicação mútua, isto é, em relações de intercambio
e consonâncias.
(1)
Vygostsky define a experiência artística como meio de ampliação
da experiência individual ou subjetiva e, portanto, como "antecipação
do comportamento futuro".
Ver
nosso ensaio:
A Psicologia Da Arte e os
Fundamentos da Teoria Historico-Cultural De Vygotsky
por
Marcelo Guimarães Lima
disponível
em:
foto P. Cuberos
fotos Marcelo Guimarães Lima
fotos Marcelo Rocha - Mídia Ninja
A maquete
fotos Marcelo Guimarães Lima
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