OFICINA MURAL #Ocupa Paulista: Democracia e Arte

Marcelo Guimarães Lima




A OFICINA MURAL #Ocupa Paulista foi inciada no dia 21/2 com uma sessão de "brainstorming" (elaboração livre de ideias) sobre a temática das lutas do MTST pela moradia e a mobilização popular contra o golpe e os golpistas, contra Michel Temer, essa figura patética de profissional da política, traidor da democracia e usurpador de um cargo eletivo que não lhe pertence. E contra todos seus aliados permanentes e ocasionais nos partidos, nos aparelhos de estado e na comunicação monopolizada.

A temática foi abordada com um lápis na mão e uma ideia na cabeça: o pensamento gráfico criando formas, símbolos, englobando signos visuais e linguísticos (formas da escrita) objetivando não apenas conceitos mas, igualmente, sentimentos, modos de ser e de estar no mundo, e, assim, como é função da arte pública em sua fonte e seu destino próprio, ampliando a consciência de participantes e espectadores na ação coletiva e suas finalidades.

A expressão artística se faz aqui ensaio e antecipação imaginativa (1) da autodeterminação popular e cidadã. Ação que se traduz no Brasil de hoje na luta pela defesa e ampliação de direitos, pela insubmissão cidadã e criativa contra usurpadores, exploradores, escravocratas, golpistas, entreguistas e vendilhões da pátria e da riqueza nacional que não lhes pertence, fruto do trabalho coletivo e da vontade autônoma do povo brasileiro, de suas aspirações, suas iniciativas e seus valores coletivos.

Os elementos elaborados no primeiro encontro foram então, numa segunda sessão no dia 25/2, reunidos em uma composição que serviu de guia para a pintura do mural. Esta segunda fase é um processo de recriação coletiva em tamanho ampliado (e não simples "transcrição" do esboço) com tinta acrílica em tela (mural móvel).

As fotos que seguem documentam o trabalho em andamento (work in progress) e mostram o envolvimento de crianças, jovens e adultos num projeto de arte coletiva que abrange as situações, as experiências, as vivências individuais e coletivas, as dimensões subjetivas e objetivas do ser humano em comunicação mútua, isto é, em relações de intercambio e consonâncias.


(1) Vygostsky define a experiência artística como meio de ampliação da experiência individual ou subjetiva e, portanto, como "antecipação do comportamento futuro". 
Ver nosso ensaio:
A Psicologia Da Arte e os Fundamentos da Teoria Historico-Cultural De Vygotsky
por Marcelo Guimarães Lima
disponível em:




foto P. Cuberos










fotos Marcelo Guimarães Lima




fotos  Marcelo Rocha - Mídia Ninja








A maquete










fotos Marcelo Guimarães Lima






Comments

postagens + vistas