Condenação de Lula: o AI-5 do golpe de 2016

Marcelo Guimarães Lima





A condenação de Lula por um tribunal canguru (escrevo quando o segundo voto contra Lula acaba de ser noticiado) como era previsto, inicia uma "nova fase" do golpe, isto é, um aprofundamento da guerra contra o povo brasileiro e contra a nação da qual Lula, queiram ou não, é hoje o símbolo.

Como se sabe, o AtoInstitucional n.5, emitido pelo ditador Costa e Silva em 1968, respondia à crescente oposição popular à ditadura militar iniciada em 1964 com o golpe de estado. O AI-5 aprofundava as já duras medidas repressivas do regime. A condenação de Lula segue a "lógica" do novo golpe jurídico-parlamentar-mediático de sufocar o povo e a nação numa via de mão única, caminho sem volta, processo na qual os golpistas queimam pontes e navios e impõem com extrema violência sua "lei", sua narrativa exclusiva, sua vontade única e indiscutível. E para o qual, será necessário acrescentar, tão logo e em considerável escala, a repressão e a violência física para conter a revolta popular que neste episódio farsesco de justiçamento e linchamento "legal" já se manifesta e aponta à resistência que saberá encontrar seus meios ali onde a ofensiva da direita não deixa margem para muitas escolhas. A farsa jurídica com apoio da mídia, a desmoralização institucional, a cooptação dos aparelhos estatais, deixa claro que a via institucional contra o golpe, malgrado os partidos da esquerda institucional, está pelo cerco fechado da direita golpista, em vias de ser praticamente descartada.

"Quem semeia vento, colhe tempestades" diz a sabedoria popular. A condenação e prisão de Lula, líder popular da nação, para a direita é demonstração de força total, é provocação e intimidação digna dos tempos da ditadura militar. E, no entanto, os golpistas, no seu onanismo de controladores das instituições, comparsas do monopólio das comunicações e donos do poder, estão muito longe da "normalização" almejada do processo golpista, da "naturalização" de um regime de exceção que pela sua própria lógica fará apenas agudizar os conflitos sociais que de latentes e "perenes" serão todos eles tornados manifestos e aguçados aqui e agora, intensificados ao ponto de rupturas efetivas.A direita, na sua arrogância costumeira, abre as portas do inferno, mas Satanás não é um aliado confiável.


Comments

postagens + vistas