Oficina Desenhar Histórias #OcupaPaulista - MTST, domingo 5/3/2017

Marcelo Guimarães Lima


A Oficina Desenhar Histórias foi realizada no domingo no acampamento do MTST na av. Paulista em São Paulo. Cada criança recebeu um exemplar do livro Histórias da Natureza da autora Iza Ramos de Azevedo Souza, publicado pela Editora Inter Alia.

O livro da coleção Ler Se Aprende com Cultura, idealizada por Elvira Souza Lima, traz o texto das histórias ao pé das páginas, com espaço para a criança leitora (ou a criança ouvinte, no caso das crianças mais novas ainda não alfabetizadas) realizar as ilustrações das narrativas lidas ou contadas.

"Neste livro, o ilustrador é você!", diz a página inicial e, de fato, o desenho, aqui associado à narrativa, tem, como observa Elvira Souza Lima, um papel fundamental no desenvolvimento infantil, na preparação para o letramento bem como no desenvolvimento continuado da escrita e da leitura, no desenvolvimento da imaginação, na expressão de ideias e emoções, na educação da atenção e dos sentidos, e na estruturação e ampliação da experiência estética, relacionando  a expressão verbal e a criação plástica ou figurativa, isto é, a criação e o uso do signo gráfico e da forma visual significativa.

Podemos afirmar que as imagens que se seguem, documentos fotográficos da Oficina Desenhar Histórias (5/3/2017), "falam por si" e mostram o envolvimento dos jovens artistas na criação de imagens e a alegria pessoal e partilhada, a apreciação e a comunicação da tarefa realizada!





































fotos: Marcelo Guimarães Lima







Comments

Post a Comment

postagens + vistas